O saneamento básico é composto pelas atividades de coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e controle de pragas.
O saneamento básico é composto pelas atividades de coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e controle de pragas. Tais atividades visam preservar a saúde das comunidades, trazendo muitos benefícios, dos quais citamos os 4 mais importantes:
Economia na saúde pública
Segundo a cartilha ação global do instituto Trata Brasil, a cada R$ 1 gasto com saneamento, o município economiza R$ 4 em saúde pública evitando o tratamento de doenças primárias.
Melhorias na saúde da população
Através da qualidade de vida proporcionada pelo saneamento básico, a população desfruta de uma saúde melhor, garantindo maior rendimento nas atividades do dia a dia como escola ou trabalho.
Revitalização de rios
Através do processo de tratamento de esgoto, a água é devolvida desinfetada ao meio ambiente, garantindo não somente a preservação dos rios, mas também a reintegração com a paisagem urbana, gerando um local de lazer mais bonito.
Prevenção de enchentes
A drenagem de vias públicas também faz parte de um plano de saneamento básico. Com tubulações limpas, a água escoe perfeitamente até as galerias pluviais.
Fonte cartilha ação global – Trata Brasil