Neste instante, se não houver futuro, a utilidade passa a definir o valor. E mais do que isso, a utilidade se sobrepõe ao custo de oportunidade.
Neste instante, se não houver futuro, a utilidade passa a definir o valor. E mais do que isso, a utilidade se sobrepõe ao custo de oportunidade, ou seja, o quanto deixamos de ganhar ao escolher uma das opções e relegando a outra. Toda essa situação, no final de tudo, é bem simples e demonstra algo como o conceito de utilidade “direta”, ou seja, o quanto algo satisfaz as necessidades, ou desejos, de um indivíduo e aplica-se a uma grande variedade de situações, desde a nossa necessidade de básica de nos alimentarmos até o nosso desejo de assistir uma apresentação de nosso cantor favorito. No entanto, nós os Seres Humanos e, consequentemente, os mercados que formamos são tudo, menos diretos. Na realidade, podemos afirmar com pequena probabilidade de erro que tudo depende de contexto ? e nisso se desdobra o conceito de utilidade.
Esse contexto é o quanto estamos dispostos a sacrificar para ter alguma coisa. Imagine agora que o desafio do deserto foi um pouco modificado. Você tem à sua disposição três alternativas, para escolher apenas uma:
– Uma garrafa de água gelada (1,5 L);
– Um colar de diamantes;
– Um mapa, para os 30 Km restantes, com dez marcações. Cada uma com um copo d?água e um diamante e você pode escolher, em cada parada, entre beber a água ou levar o diamante. Você precisa, de no mínimo, metade da quantidade de água do mapa para terminar a jornada com segurança.
A maioria das pessoas tenderá a escolher a alternativa de maior ganho potencial, ou seja, a terceira, tentando administrar a quantidade de água suficiente para a viagem e aceitando tantos diamantes quantos conseguirem carregar. Este é o conceito de utilidade marginal e demonstra que os indivíduos tendem a adicionar à utilidade de cada escolha as suas consequências, como em um jogo de dominós, o primeiro copo de água vale mais do que todos os diamantes do mundo, mas com a sequência do mapa este valor irá começar a diminuir. Chegarão a um ponto em que cada copo de água adicional será um fardo e, neste momento, começam a escolher diamantes. Isto também acontece com bens não essenciais e acabamos chegando a uma conclusão:
– Com quase tudo, quanto mais se tem, menos útil ou prazeroso é cada unidade adicional.
Esta é a Lei da Utilidade Marginal Decrescente. Compramos alegremente duas ou três porções da nossa comida favorita, mas uma quarta nos deixaria enjoados e, certamente, a centésima irá estragar sem que sequer pensemos em tocá-la. Nesse ponto a utilidade marginal da compra de uma nova porção chega a zero, mesmo gostando tanto dessa comida em especial. O conceito de utilidade não se aplica apenas às nossas compras, mas sim a todas as nossas decisões.
Intuitivamente, podemos maximizar a utilidade de tudo, evitando o decréscimo da satisfação de nossas experiências, variando como usamos o nosso tempo e recursos. Depois de satisfazer as necessidades básicas, teoricamente, deveríamos apenas fazer escolhas que tivessem utilidade ou nos dessem algum prazer. É claro que, a eficiência de cada um em maximizar a utilidade na sua vida é outra questão.
Mas esse é o ponto central de toda a nossa discussão, pois no fim de tudo a origem de todo o valor vem de nós mesmos, de como entendemos nossas necessidades, das coisas que gostamos e as decisões que tomamos:
A Água é fundamental para a vida. Não há discussão sobre isso. No entanto, a sua aparente abundância, nossa insignificância temporal e, sobretudo, nossa incapacidade de pensarmos em sua utilidade para nossos filhos, netos, bisnetos ?nos faz trata-la, hoje, como algo barato e sem a preocupação de como fazer a sua reposição.
Nós construímos uma boa argumentação sobre esse tema e perguntamos a você:
– Qual o Valor da Água para você?
Essa é a questão fundamental. Nos próximos artigos, iremos compartilhar com vocês alguns dados que demonstram claramente que a água não é tão barata e abundante, o quanto pensamos. Se você tiver alguma urgência e precisar de ajuda em nossa área de atuação, é só entrar em contato pelo e-mail marketing@caetano.com.br . Nós teremos grande prazer em ajudá-lo.