João Pessoa, Paraíba- sexta-feira, 7 de novembro de 2014: ESTADO FARÁ 730 KM DE ADUTORA. A maior obra hídrica em construção no país.
João Pessoa, Paraíba- sexta-feira, 7 de novembro de 2014: ESTADO FARÁ 730 KM DE ADUTORA. A maior obra hídrica em construção no país concretamente trará a tão sonhada segurança hídrica, não só para a população da Paraíba, mas dos Estados vizinhos Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.
É nisto que acredita o secretário estadual de Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia ( SERHMACT), João Azevedo quando se referiu à Transposição das Águas do Rio São Francisco.
O projeto de deslocamento de parte do São Francisco, nomeado pelo governo brasileiro como “Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrograficas do Nordeste Setentrional”, cuja execução está em fase de conclusão, trata da construção de mais de 700 quilômetros de canais de concreto que vai desviar as águas do rio por dois grandes eixos (norte e leste) ao longo do território dos quatro Estados irrigando a região Nordeste e Semiárida do Brasil.
Segundo João Azevedo, a transposição vai trazer água, mas a partir daí é necessário que cada Estado faça seu dever de casa. Ele afirmou que a Paraíba está se preparando para que quando essas águas do São Francisco chegarem, possam ser distribuídas adequadamente. “ Estamos implantando cerca de 730 quilômetros de adutoras novas e já elaboramos um projeto para o esgotamento sanitário em 55 cidades situadas nas margens dos rios ou bacias receptoras do São Francisco. Esse projeto já está sendo executado em 11 municípios e, recentemente, a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) selecionou mais nove”.
O secretário disse ainda que dentro destes 55 projetos, outros 18 foram conveniados diretamente com as prefeituras municipais e os 17 restantes foram pleiteados junto ao Ministério da Integração. A seriedade dessa ação visa evitar a contaminação dessa água que virá do Rio São Francisco. Já que “seria irracional colocar uma água limpa na calha do Rio Paraíba e uma cidade despejar esgoto nessa mesma água”, observou.
O Sistema Adutor da Borborema é outro grande projeto que já está em andamento e terá 376 quilômetros de extensão que pegará o eixo leste da transposição levando água aos municipios de Picuí, Cuité e Nova Floresta, na região do Curimataú. A terceira entrada, pelo eixo norte do São Francisco na Paraíba receberá água na Barragem de Engenho Ávidos, em Cajazeiras, e na Barragem Lagoa do Arroz, próximo ao Município de Uiraúna.
A Paraíba terá quatro entradas para receber água do rio. Além delas, a Adutora do Pajeú também vai beneficiar mais oito cidades paraibanas.